Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Guerra contra a Covid-19: Prefeitura garante a proteção de quem atua no enfrentamento da pandemia

A Prefeitura de Sete Lagoas investe pesado na estrutura para enfretamento da Covid-19 sem esquecer de proteger as equipes que atuam em todas as unidades de saúde pública do município. Somente na Atenção Primárias são 58 equipes que recebem equipamentos completos de proteção para atuar na linha de frente de atendimento ao cidadão.

A Atenção Primária é a principal porta de entrada para atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). A atual administração municipal reforçou todos os ESFs e Centros de Saúde, que passaram a ter equipes completas com médicos, enfermeiros, agentes e técnicos de enfermagem.

“São equipes preparadas para atender às demandas espontâneas e casos suspeitos de Covid-19. Desta maneira, conseguimos desafogar a rede de urgência e emergência”, explica o coordenador de Atenção Primária, Alber Alípio Ribeiro. A estratégia deu certo, desde o início desta gestão, em junho do ano passado, não há mais macas nos corredores do Hospital Municipal.

Diversas medidas foram adotadas para proteger servidores e o público, entre elas, instalações de vidros nas recepções das unidades com maior número de atendimentos, investimentos em máscaras de proteção, luvas, protetor facial “face shield” e álcool em gel. Além disso, as consultas de maior necessidade estão sendo agendadas com um espaçamento maior para que os consultórios sejam higienizados. “Esta organização de fluxo é planejada e não prejudica os pacientes”, completa Alber Alípio.

Além da Atenção Primária, a Urgência e Emergência também tem as equipes protegidas. Hospital Municipal, UPA 24 horas e PA do Belo Vale atendem a milhares de usuários por dia e os EPIs também foram adquiridos para cobrir esta demanda.

SAMU
Desde o início da pandemia, o SAMU disponibiliza uma equipe exclusiva para atendimento de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Duas viaturas foram destinadas para este fim e esquipes são protegidas com uma paramentação especial com touca, máscara, luvas, capote e botas. Além do atendimento pré-hospitalar, o serviço também garante a transferência de pacientes entre unidades de saúde com segurança.