[VÍDEO] Obras da MG-424 têm início na parte boa da via enquanto pior trecho entre Sete Lagoas e Matozinhos fica pra depois
[VÍDEO] Obras da MG-424 têm início na parte boa enquanto trecho entre Sete Lagoas e Matozinhos não

O Plantão Regional 24 Horas flagrou, na tarde desta quarta-feira, 23 de abril, os trabalhos de recapeamento da MG-424, que liga Sete Lagoas a Belo Horizonte, passando por Prudente de Morais, Capim Branco, Matozinhos, Pedro Leopoldo e Vespasiano. O que chamou atenção, no entanto, é que as obras tiveram início há poucas semanas pela parte boa da estrada, ou seja, o trecho recém duplicado entre Esmeraldas e o Vetor Norte de Belo Horizonte, enquanto a parte que mais precisa de melhorias urgentemente, em pista simples e cheia de mato e buracos, entre Sete Lagoas e Matozinhos, fica pra depois.
Já não bastasse o aumento considerável do fluxo de veículos na "estrada velha" a partir da reativação do pedágio da BR-040, com a cobrança exorbitante de R$ 15,50, a tarifa mais cara de Minas Gerais, que praticamente obrigou vários motoristas a optarem pela MG-424 em seus deslocamentos para a capital, agora as obras dessa "via da morte" começam pelo trecho que menos precisa de intervenções, em uma completa falta de definição de prioridades. Motoristas também têm suspeitado da falta de qualidade do novo asfalto aplicado, que seria inferior a 3 centímetros.
Motoristas que trafegam pela MG-424 devem ficar atentos às interdições na via devido às obras de recuperação. Os trabalhos fazem parte do programa Caminhos para Avançar, do Governo de Minas. As equipes do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), responsável pela execução dos serviços, orientam que os usuários devem ficar atentos à sinalização, reduzir a velocidade ao se aproximar das obras, manter a distância segura dos veículos da frente, do maquinário e dos trabalhadores.
Os 50 quilômetros de extensão que passarão por melhorias vão do entroncamento com a rodovia MG-010, em Vespasiano, até a entrada de Sete Lagoas. O investimento é de R$ 88 milhões. O prazo para execução dos serviços é de 18 meses. A recuperação funcional do pavimento envolve a reciclagem de base e sub-base da pista, nova capa asfáltica, implantação de nova sinalização e obras de drenagem. Além disso, 19 pontos de erosão serão recuperados ao longo do trecho, o primeiro deles já está em andamento no km 2, sentido Belo Horizonte e no km 42, sentido Sete Lagoas.


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