[VEJA VÍDEO] Polícia Militar confirma que ainda não tem acesso total ao Guardião 7L de Sete Lagoas
Polícia Militar confirma que ainda não tem acesso total ao Guardião 7L de Sete Lagoas

Repercutiu entre as forças de segurança pública e a Prefeitura de Sete Lagoas a matéria publicada esta semana pelo site Plantão Regional 24 Horas, em que denuncia a falta de integração entre o sistema de videomonitoramento Guardião 7L e as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.
Lançado em agosto desse ano, o sistema teoricamente possui reconhecimento facial e leitura de placas e teria o objetivo de auxiliar as forças de segurança na identificação de criminosos, veículos roubados e foragidos da justiça, além de prevenir crimes. Mas até agora, porém, o investimento milionário de mais de R$ 16 milhões parece servir a um único propósito: multar motoristas.
Conforme divulgado pelo Plantão Regional 24 Horas, o sistema, gerenciado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, ainda não dá acesso nem à Polícia Civil, responsável pelas investigações criminais, nem à Polícia Militar, que faz o policiamento ostensivo nas ruas. Ou seja, as forças que realmente poderiam usar as câmeras para prevenir crimes, localizar suspeitos ou solucionar ocorrências, estão de mãos atadas.
Questionadas pela redação, até o momento apenas a 19ª RISP da PMMG se pronunciou. A Polícia Civil alegou que, "por questões estratégicas de segurança, outras informações sobre o acesso e a utilização das imagens não poderão ser repassadas". Já a Polícia Militar, em uma publicação em suas redes sociais, confirmou que "nesse momento, alguns representantes de órgãos de segurança e da Prefeitura possuem acesso restrito para fins de teste, validação e ajustes, o que é comum e tecnicamente necessário em projetos dessa natureza."
Confira a íntegra da nota da PMMG:
NOTA À POPULAÇÃO DE SETE LAGOAS
"Em relação à matéria recentemente publicada a Polícia Militar esclarece que o Sistema Guardião 7L encontra-se em fase FINAL de implementação pela Prefeitura municipal.
Trata-se de um sistema moderno, robusto e de grande abrangência, que cobrirá, ao final de sua implementação, toda a cidade de Sete Lagoas e viabilizará acesso a todos os órgãos de segurança pública.
Por ser um sistema de alta complexidade tecnológica, é natural que, durante essa fase, ainda não estejam ativadas todas as funcionalidades, nem que todos os profissionais tenham acesso integral à plataforma.
Nesse momento, alguns representantes de órgãos de segurança e da Prefeitura possuem acesso restrito para fins de teste, validação e ajustes, o que é comum e tecnicamente necessário em projetos dessa natureza.
Importante destacar que o Guardião 7L está sendo implantado em um ritmo muito acima da média de sistemas semelhantes no Brasil, e seus resultados representarão um salto tecnológico significativo para a segurança pública de Sete Lagoas.
Enquanto o sistema não está finalizado, a Polícia Militar possui acesso a outras tecnologias que tem contribuído, sobremaneira, para identificação e prisão de criminosos, bem como, com a prevenção criminal no município, o que tem sido um fator determinante para os excelentes resultados na segurança pública local e para a melhoria..."
Papel da imprensa
O Plantão Regional 24 Horas continuará realizando o papel de uma imprensa séria e independente e, também, o que seria a função dos vereadores da cidade: fiscalizar a gestão municipal e cobrar por políticas públicas que, de fato, contribuam para uma cidade melhor, não meras propagandas vazias.


Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!
Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.