Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

DESRESPEITO: Falta de pagamento da Prefeitura ameaça coleta de lixo em Sete Lagoas e garis prometem paralisação

Falta de pagamento da Prefeitura ameaça coleta de lixo em Sete Lagoas e garis prometem paralisação

Sete Lagoas corre o risco de ficar sem a totalidade do serviço de coleta de lixo. Tudo porque a Prefeitura de Sete Lagoas até o momento não fez o acerto com os garis após o fim do contrato com a Litucera, no ano passado.

Desde o início de dezembro, os garis que recolhiam o lixo do município pela Litucera aguardam o pagamento dos acertos trabalhistas e do 13º salário. O caso chegou ao Judiciário, onde uma juíza chegou a conceder uma liminar determinando o bloqueio de valores que a Litucera teria a receber da Prefeitura, para que esse montante fosse destinado ao pagamento dos trabalhadores. Porém, o processo foi paralizado e os valores ainda não foram pagos.

Muitos trabalhadores contavam com o acerto para pagar contas como aluguel, água, luz e até pagamento de pensões alimentícias. Os garis, no entanto, isentam a Litucera e reafirmam que é a Prefeitura quem tem que pagar a empresa para que o repasse seja feito. A questão é que a maior parte desses profissionais foi reaproveitada pela nova empresa que presta o serviço, Rio Novo, contratada em caráter emergencial pela Prefeitura.

Diante disso, os garis enviaram um comunicado oficial ao Sindicato dos Empregados em Turismo, Hospitalidade e Serviços de Sete Lagoas (SINDESETH), estabelecendo um prazo de 24 horas para que sejam apresentadas soluções concretas para as reivindicações da categoria. Caso contrário, será feita uma paralisação das atividades com limite mínimo de 30%, por ser um serviço considerado essencial.

Confira a íntegra do comunicado:

COMUNICADO
Sete Lagoas - MG, 05 de janeiro de 2026

A Diretoria do Sindicato (Setor responsável)

Os garis do município de Sete Lagoas - Minas Gerais vem, por meio deste COMUNICADO, levar ao conhecimento deste sindicato a possibilidade de paralisação parcial das atividades, mantendo apenas 30% do efetivo em funcionamento, conforme determina a legislação aplicável aos serviços essenciais.

A categoria encontra-se em situação de grave insatisfação, apreensão e vulnerabilidade social, em razão do não recebimento das verbas rescisórias devidas, mesmo após a concessão de liminar judicial, a qual determinou providências para assegurar tais direitos. Até o momento, não houve definição de data, prazo ou efetivação de pagamento.

Ressaltamos que, diante dessa realidade, muitos trabalhadores passaram o Natal e o Ano Novo sem qualquer recurso financeiro, enfrentando dificuldades para garantir o básico às suas famílias. A situação se agravou pela ausência de respostas concretas por parte do sindicato, da Prefeitura e também do Ministério do Trabalho, apesar das diversas tentativas de diálogo e dos encaminhamentos já realizados.

Esclarecemos, de forma expressa, que a empresa atualmente responsável pela prestação dos serviços não possui qualquer responsabilidade sobre essa situação, não sendo alvo do movimento. A paralisação discutida ocorre exclusivamente pela falta de respostas e de cumprimento da decisão judicial, sendo uma medida extrema diante do esgotamento de todas as alternativas.

Diante desse cenário, este comunicado tem por finalidade solicitar, mais uma vez, posicionamento e providências urgentes, a fim de garantir o cumprimento da liminar judicial e a proteção dos direitos trabalhistas da categoria.

Dessa forma, requeremos resposta no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas. Na ausência de retorno ou de medidas concretas, a categoria poderá deliberar pela paralisação parcial, respeitando-se o percentual mínimo legal de funcionamento.

Reiteramos que o movimento é pacífico, responsável e dentro da legalidade, motivado pela necessidade de sobrevivência dos trabalhadores, e que ainda assim contamos com o apoio e atuação deste sindicato, enquanto legítimo defensor dos direitos da categoria.

Atenciosamente.

Nas redes sociais, a população se manifestou em apoio aos garis:

  • @ramses_de_castro: Os Garis estão certíssimos... É um absurdo o que está acontecendo com eles... A Prefeitura tem que tomar as medidas necessárias para ontem... Já deveria ter resolvido isso... Que a Empresa seja responsabilizada, mas a Prefeitura não pode ficar só esperando solução por parte da Empresa Litucera...
  • @silvana2995: Agora quero ver quem vai limpar a cidade
  • @sandr_o3196: Todo mundo tem família para cuidar
  • @marciacristina4258: Todos que trabalham precisam receber, estou atenta q irá paralisar!!
  • @charlesmendes78: Já passou da hora da cidade ter sua própria estrutura de coleta de lixo! Quanto aos garis, estão corretíssimo e no seu direito garantido por lei. Cadê o prefeito que é rápido na internet mas que referente a esse assunto está caladinho?
  • @sandr_o3196: Tão certo ninguém é obrigado a trabalhar sem receber
  • @batista.ojose: Já deveriam ter parado desde o início desse problema. O prefeito e todos os vereadores já deveriam ter feito algo. Lembrem se , políticos só estão aí pra nus roubar. Sem exceção
     

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.